O Custo Unitário Básico (CUB/m²) serve para disciplinar o mercado de construções imobiliárias, serve também para determinar o custo de imóveis, sua credibilidade é tamanha que vem sendo utilizada como indicador macroeconômico para determinar custos da construção civil.
Cada estado tem seu indicador, em goiás podemos encontrar a tabela no site do Sinduscon, nessa tabela podemos ver os custos médios para a construção, a tabela mostra 3 faixas de padrões de construção o padrão baixo, normal e alto. A tabela também vem segmentada por diversas faixas de projeto, são eles:
PP-4 = Prédio Popular, 4 pavimentos.
R-8 = Residência Multifamiliar destina-se a mais de uma família, 8 pavimentos.
R-16 = Residência Multifamiliar, 16 pavimentos.
PIS = Projeto de Interesse Social.
CAL = Comercial Andar Livre.
CSL = Comercial Salas e Lojas.
A tabela também nos mostra como são calculados os CUB's, e a remuneração media por hora de serviço de serventes, pedreiros e engenheiros.
A tabela não inclui alguns custos como fundação, muros, paisagismo, portões...
Senti na pele isso agora que terminei de construir minha casa, acho que comprar feita sairia mais barato =/ seguindo o blog ^^
ResponderExcluirO cruel é que comprar feita muitas vezes agente não sabe a qualidade dos materiais utilizados, e podem acontecer muitos problemas, de todo jeito é complicado agora você pegar para tocar a obra se não tiver uma equipe boa os problemas podem aparecer da mesma forma, o negocio é achar mão de obra qualificada e produtos de boa qualidade.
Excluir