Temos uma infinidade de tintas para os mais variados tipos de trabalhos e é por isso que devemos conhecer qual vamos comprar para obtermos um bom resultado. O mercado oferece uma grande variedade de tipos de tintas e massas tanto para uso interno quanto externo, o que pode causar certa dúvida na hora da compra e para ajudar você nessa difícil missão vamos ver os tipos mais comuns de tinta.
Procurar conhecer um pouco sobre a tinta que você vai usar é muito importante porque cada tinta serve para ser aplicada em um determinado ambiente e para um melhor resultado e um resultado mais duradouro devemos tomar cuidado ao comprar a tinta. Abaixo vamos conhecer alguns tipos de tintas e suas principais aplicações.
Tinta látex PVA
A tinta PVA é uma das mais conhecidas, facilmente encontrada em qualquer depósito de construção seu uso é indicada para áreas internas. O PVA vem do nome deu um polímero o polyvinyl acetate que tem como característica predominante sua alta adesividade.
Tinta látex PVA |
A tinta PVA é solúvel em água, o que facilita muito trabalhar com ela, pinceis e rolos podem ser preparados com água. A tinta PVA é indicada para ambientes internos é de fácil aplicação e pode ser facilmente reaplicada, tem secagem bem rápida e baixo odor.
Ela não é indicada para ambientes externos ou que recebam umidade pois ela mofa e pipoca facilmente, a tinta látex também é difícil de ser limpa.
Tinta Acrílica
A tinta acrílica tem características semelhantes a tinta látex, o que muda que ela recebe resinas acrílicas em sua composição o que garante uma alta impermeabilidade, sua secagem também é rápida.
Podemos utilizar a tinta acrílica em áreas externas e molhadas como muros externos, banheiro, cozinha. Ela pode ser lavada ao contrario da tinta PVA. Quando for usar tinta acrílica use também a massa acrílica para garantir a eficácia do produto.
Seu acabamento é mais brilhante, e seu custo é mais elevado.
Tinta Esmalte Sintético
O esmalte sintético não é solúvel em água, para diluir esta tinta devemos utilizar a aguarrás, não utilize o thinner pois ele é mais forte e sua secagem e de fora para dentro o que pode causar rugas na pintura e perda do brilho.
Sua maior indicação é para superfícies de madeira e metal e garantem um excelente acabamento, o esmalte forma uma camada bastante resistente por cima da superfície que pode ser facilmente lavada, quando aplicada ela é facilmente reconhecida pelo seu alto brilho.
Sua remoção pode ser feita com thinner em superfícies como o metal e com alguns produtos em forma de espuma que se encontram no mercado que trincam toda a tinta facilitando sua remoção com uma espátula. Para removéla da madeira sem um produto específico pode ser um bom exercício pois ela entra pelas fissuras da madeira tornando o lixamento muito trabalhoso.
O esmalte sintético não deve ser usado em paredes pois é fácil o aparecimento de bolhas e o descascamento.
Pode ser encontrado em embalagens de 900ml , 3.8 L e algumas marcas em latas de 18L.
Esmalte Sintético |
Tintas Epóxi
A tinta epóxi é uma tinta industrial a base de epóxi bastante utilizada na construção civil e industrial, sua utilização é bastante comum em superfícies como aço, ferro, pisos de quadra de esportes, garagem, azulejos...
A tinta epóxi é bastante utilizada em pequenas reformas revestindo azulejos e pisos. A tinta é mais facilmente encontrada no acabamento acetinado, mas também podemos encontrar ela no fosco e brilhante.
A tinta epóxi é de simples manuseio sua aplicação pode ser feita através de um pincel, rolo, trincha e compressor, a tinta já vem pronta para o uso.
Seu preço é um pouco caro na média de R$ 180,00 o galão.
Tipos de Acabamento
Podemos encontrar as tintas nos acabamentos fosco, acetinado, semi-brilho, brilho, alto-brilho, martelado, perolizado, etc.
Vamos ver uma tabela dos ambientes e os tipos de tintas que são mais utilizados:
Tipos de Acabamento
Podemos encontrar as tintas nos acabamentos fosco, acetinado, semi-brilho, brilho, alto-brilho, martelado, perolizado, etc.
Vamos ver uma tabela dos ambientes e os tipos de tintas que são mais utilizados:
Fosco : O acabamento fosco não tem brilho e ajuda a disfarçar defeitos e irregularidades nas paredes e tetos
Acetinado: Já o acabamento acetinado possui brilho intermediário entre o fosco e o semibrilho. Sua intensidade de brilho também tem a capacidade de disfarçar imperfeições da parede e, normalmente, é uma versão que garante aquele “toque de seda” muitas vezes descrito na própria embalagem da tinta.
Semi-brilho: O acabamento semibrilho é o que proporciona maior brilho e reflexos intensos. Indicado para superfícies sem imperfeições, fica bem em portas, batentes e janelas. Antigamente, só existiam versões à base de solvente; hoje em dia já são fabricadas tintas brilhantes à base de água.
Muito legal a matéria.
ResponderExcluirNunca imaginaria que a tinta de quadra era epóxi. É vivendo e aprendendo...
Abraços Arthur.
Muito útil parabéns,tem ótimas dicas um abraço.
ResponderExcluirVocê citou aqui que pode ser encontrada a tinta epóxi com o acabamento fosco, porém não encontro este produto em lugar nenhum. Você conhece alguma marca para me indicar?
ResponderExcluirrafael@monacosiani.com.br
Boa tarde amigo, se não me engano tem ela fosca da Luztol
ExcluirGostei da tabela!!!
ResponderExcluirGostei da tabela!!!
ResponderExcluirlegal.
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirComprei a tinta da marca Novacor para azulejos, um branco acetinado e gostaria de saber se essa tinta é boa, pois não vem nada dizendo que ela é epoxi.
Antes de abrir a tinta gostaria de ter mais informações.
Comprei na Leroy Merlyn e caso nao seja boa irei trocar pela da Suvinil.
Obrigada
Será que só no nordeste se encontra tintas Hidracor? É uma tinta em pó solúvel em água.
ResponderExcluirNa internet ninguém menciona esse tipo de tinta.
Dicas excelentes! Obrigada!!!
ResponderExcluir